sábado, 30 de outubro de 2010

Mulheres transformadas através da Maquiagem

No dicionário, a palavra maquiagem tem como sinônimo disfarce. Porém a ela deveria ser somado outro verbete: transformação. Talvez esta seja a maior qualidade da maquiagem, popularizada ao longo dos séculos. Não é à toa que pipocam em emissoras de televisão e revistas produções que mostram as pessoas antes e depois da intervenção de um maquiador.
Usada como artifício em várias áreas, a maquiagem pode estar no dia-a-dia das pessoas. Com materiais básicos, como um corretivo, uma boa base, sombras escuras e um rímel, é possível dar um ar mais uniforme e saudável às expressões faciais.
Segundo a atriz Lilian Marchiori, que se dedica à arte da maquiagem, a técnica tem inclusive o poder de corrigir pequenas imperfeições. "Com o jogo do claro e escuro, tudo é possível", diz. Por isso, muitas vezes, quando nos deparamos ao vivo com ícones da mídia de cara limpa, nos surpreendemos ao ver que eles são "gente como a gente". Na internet, é corriqueiro circular e-mails com musas hollywoodianas sem o artifício da maquiagem, mostrando tudo aquilo que a maquiagem pode disfarçar. "Ela pode apenas disfarçar, mas tem um poder ainda maior de transformar", diz Lilian.
Utilidades
A maquiagem tem diferentes utilidades. Na publicidade, no cinema ou no teatro ela serve para dar uma nova cara às pessoas, adequando-as a cada situação. Lilian, que trabalha numa agência de modelos e atores, consegue com o auxílio de pincéis, pós, corretivos e sombras, mudar a cara das pessoas.
Na área da publicidade, o trabalho geralmente consiste em deixar a pessoa mais bela, ressaltando as características que mais chamam a atenção no rosto. "Usamos a maquiagem para deixar o rosto o mais simétrico possível, corrigindo possíveis imperfeições. Dependendo do produto que se vende, a pessoa tem que ficar o mais perfeita possível", diz. Porém, nem sempre é assim, já que muitas vezes as personagens usadas para vender um produto têm que se identificar com o público comum. "O grande lance é respeitar a intenção do cliente."
No cinema, a intenção é sempre deixar a pessoa o mais próximo da realidade, o que na linguagem das películas é chamado real life. "No cinema, menos é mais. A pele tem que parecer o mais natural possível, respeitando cada personagem."

MAQUIAGEM FEITA POR MARIANA MENDONÇA: 


Um comentário:

  1. É verdade Fernanda a maquiagem significa uma grande transformação quando é feita com talento...Parabéns Marianaaaaaaaaaaaa pelo excelente resultado!Sou fã das duas!Beijos!
    Thuany Theotônio

    ResponderExcluir